O uso dos porquês - por que tantas grafias?
Essa palavra assume diferentes classificações morfológicas e, para distinguir essas classificações e também os sentidos, foram introduzidas grafias diferentes para marcar cada classe: substantivo, conjunção, preposição ou pronome interrogativo. É mais simples do que parece - basta lembrarmos do sentido utilizado e da respectiva grafia.
Porquê - junto e com acento (substantivo)
Essa grafia deve ser utilizada com sentido de razão ou motivo.
Exemplo: Não sei o porquê da minha reprovação. (Não sei o motivo da minha reprovação).
Porque - junto e sem acento (conjunção)
Essa grafia deve ser utilizada com sentido de pois, visto que ou já que.
Exemplo: Fiquei reprovado porque não estudei. (Fiquei reprovado visto que não estudei).
Por quê - separado e com acento (pronome interrogativo)
Essa grafia deve ser utilizada em perguntas e a palavra deve estar próxima do ponto de interrogação.
Exemplo: Você não estudou por quê? (perceba que a palavra está próxima do ponto).
Por que - separado e sem acento (preposição ou pronome interrogativo)
Essa grafia pode ter dois usos - o primeiro é quando assume papel de preposição e possui sentido de pelo qual ou pela qual.
Exemplo: Já sei o motivo por que fui reprovado. (Já sei o motivo pelo qual fui reprovado).
Já o segundo uso é como pronome interrogativo, utilizado em perguntas e longe do ponto de interrogação.
Exemplo: Por que você não estudou ontem? (perceba que a palavra está longe do ponto).